Porque treinamos? Para sermos seres humanos mais saudáveis e felizes

27 de março de 2015


Há um ano atrás, comecei a fazer exercício depois de ter estado mais de dois anos parada. Para quem trabalha sentada, como era o meu caso numa redacção, a falta de exercício pode bloquear, não só o corpo, mas principalmente a mente. Quanto menos exercício fazemos, menos vontade temos de fazer. E o desleixe com que tratamos o nosso corpo, acaba por se transferir também para a mente.

O que vou fazer,  a partir de agora, é apenas inspirar. Tendo em mente todas as mulheres que me rodeiam, tenho-me vindo a aperceber como o ginásio ou a mera palavra exercício funciona imediatamente como um turn off. Eu própria, também era assim. Só de ouvir falar em ginásios, já estava a bocejar. Mas quando decidi que estava na hora de mudar a minha vida, aka mudar de emprego, começar a cuidar do corpo e mente foi o primeiro passo. Este ano tem vindo a ser um ano de mudança e quero transmitir esta vontade de mudar a todas as mulheres que me lêem.

Vou começar a mostrar-vos alguns dos meus planos de treino no Virgin Active, algumas das coisas que gosto de fazer e algumas das dicas de que tiro proveito para melhor capacitar a minha mente para trabalhar. O que vos quero mostrar é que é possível ter uma vida mais saudável e um plano de treino que gostem, sem que o exercício seja um frete e uma obrigação. Esta é a mensagem que vos quero passar - treinamos não por um corpo perfeito mas para sermos seres humanos mais saudáveis e felizes.

Já a abrir, o Body Pump é uma das aulas a que mais vou porque não tem um condicionamento físico muito agressivo (não tenho muita resistência cardiovascular e basicamente evito tudo o que seja exercícios que me deixem a morrer. Sim, não corro nem faço passadeiras ou bicicletas) e porque é um treino de força e resistência. Aqui treina-se parada no mesmo sítio, com barras e anilhas, e este trabalho muscular, combinado com agachamentos e outros exercícios de pernas, fortalece e define o corpo por inteiro. Só com o Body Pump vi, em pouco tempo, alterações na modelação do meu corpo.

Nas fotografias só me vêem com pesos rosa e verdes (2,5kg e 1,25kg) porque, ao contrário de quase toda a gente, não uso mais de 7,5kg de peso - não procuro uma modelação demasiado forte no tronco mas os pesos são adequados aos objectivos e necessidades de cada pessoa.













6 comentários

  1. E já estás super tonificada Helena. Curiosa para ver os próximos posts de fitness :-)

    ResponderEliminar
  2. Adorei estas fotografias. Também treino no Virgin ;)

    ResponderEliminar
  3. "Para quem trabalha sentada, como era o meu caso numa redacção, a falta de exercício pode bloquear, não só o corpo, mas principalmente a mente. Quanto menos exercício fazemos, menos vontade temos de fazer. E o desleixe com que tratamos o nosso corpo, acaba por se transferir também para a mente."

    Tens toda a razão. Eu sinto exactamente o mesmo, gostava de fazer mais exercícios, mas a preguiça, a falta de tempo e a pouca paciência acabam por falar mais alto e é como dizes. Quanto menos se faz, menos se quer fazer...

    ResponderEliminar
  4. E eu bem preciso de inspiração... Aguardo os próximos posts de treinos :)

    ResponderEliminar
  5. Essa barriga. Inveja ehehehe xD

    ResponderEliminar
  6. Ai Helena, como precisava de ler um post como este. Há dias em que a minha motivação para ir ao ginásio é zero. Mas eu, ao contrário de ti, preciso mesmo. Não treino só para ser um ser humano mais feliz mas também para poder ter uma saúde melhor.
    Fico ansiosa à espera de mais posts motivacionais como este :)
    Um beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© Helena Magalhães. All Rights Reserved. Design by Fearne.