Projecto bloggers: KATKARI Causas que merecem o apoio de todos nós

9 de março de 2015




























Uma das grandes recompensas que o The Styland me trouxe, foi poder dar voz a campanhas e a projectos que precisam de visibilidade em Portugal. Falo de projectos que procuram ajudar os outros, que querem marcar a diferença e que têm objectivos de solidariedade social cá e lá fora. E quando conheci a Carolina da SAPANA e ela me mostrou o seu trabalho na Índia, fiquei completamente apaixonada por ela e por todo este projecto.

A SAPANA trabalha na Índia com uma das tribos mais marginalizadas do país, a tribo Katkari. Só para poderem perceber o impacto que todos nós podemos ter aqui, esta tribo não pertence sequer ao sistema de castas da Índia. Considerada uma comunidade criminosa e impura pelas outras castas sociais, não detêm qualquer vínculo com o Estado e a sua qualidade de vida é extremamente reduzida - vivem em cabanas construídas com materiais rudimentares, sem saneamento básico, acesso a água potável ou electricidade. Além disso, têm reduzido acesso à educação, poucas capacidades de hard skills e fontes de rendimento pouco sustentáveis. Isto leva a um vasto leque de problemas sociais como a violência doméstica ou o alcoolismo. A SAPANA entrou nesta comunidade e tem vindo a trabalhar as competências desta tribo na tentativa de os capacitar, sem evadir a sua cultura e tradições.

Um dos projectos que foi criado foi a criação de brincos de maneira a promover a sustentabilidade das mulheres que os produzem. Deste modo, conseguiram trabalhar o aumento das suas competências, mas também da sua autonomia financeira já que o valor angariado com a venda dos brincos é dirigido às mulheres.

Quando tomei conhecimento deste projecto, convidei algumas bloggers para fazer parte dele. A minha ideia era criar uma campanha que desse a conhecer a SAPANA às mulheres portuguesas. E também para todas, juntas, darmos um input a este projecto. Os brincos Katkari são transmissores de uma história, história essa que, através de todas nós, pode ter uma página diferente na vida destas mulheres e desta comunidade.

É por isso que queremos convidar (e consciencializar) todas as mulheres a tornarem-se embaixadoras deste projecto - comprando e levando os brincos para dentro das suas vidas, das suas famílias e dos seus locais de trabalho, expandindo a Katkari dentro de todas as nossas redes.

Cada par de brincos custa 3,50€ e para poderem comprar, divulgar e ajudar, falem com a SAPANA.

Email geral: hello@sapana.org
Comunicação: com@sapana.org
Web: http://sapana.org/pt
Tel: 914 796 587/ 912 137 802




Sofia Taveira               Silvana Querido             Marta Martins               Carla Cunha



Toda esta campanha só foi conseguida graças à ajuda e trabalho do Luís Nunes (podem espreitar o trabalho dele) que, com tanta paciência, nos fotografou a todas e conseguiu captar e colocar nas imagens a personalidade tão diferente de cada uma de nós. E é mesmo isto que vos queremos mostrar: estes são brincos que encaixam bem em qualquer mulher, independentemente do seu estilo, perfil ou personalidade.







3 comentários

  1. Que projecto bonito. Eu já partilhei :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS! Excelente ideia !

    ResponderEliminar
  3. As fotos estão lindíssimas, estão todas muito bem. E parabéns pela iniciativa. Devia haver mais bloggers como vocês a pensar em projectos que ajudam os outros.
    Beijinho
    Sandra

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© Helena Magalhães. All Rights Reserved. Design by Fearne.