A minha pele produtos usados e dicas pessoais

11 de agosto de 2016














Uma das coisas que mais gosto de ler, a nível de beleza, são artigos pessoais escritos por colegas jornalistas, peças de opinião e, no caso dos blogues, posts reais com produtos usados. Porque ao fim e ao cabo, acabam por ser mais fidedignos e há todo um toque individual com o qual podemos aprender.

No último ano, falei várias vezes de acne: porque foi algo com que na adolescência não passei e, em adulta, a minha pele transformou-se. Tive muitos picos de acne e problemas dermatológicos nos últimos 6 anos, muito graças à disfunção da Tiróide que me foi diagnosticada aos 23 anos e cujos efeitos se fazem sentir muito na minha pele. Apesar do meu acne (felizmente) nunca ter sido extremamente agressivo ou eruptivo, deixou-me marcas na pele e, nas suas piores fases, fez-me sentir desconfortável. Hoje em dia, o meu maior problema são mesmo as marcas mas isto fica para outro post.

Neste (ainda) não vou falar sobre o acne em si, vou falar sobre alguns truques gerais que apliquei no último ano e onde vi melhorias absolutas na minha pele. E dos quais qualquer mulher pode beneficiar.

A cosmética que fiz

Como podem ver pela foto, quase todos esses produtos estão vazios ou praticamente a acabar. E uma coisa que quero referir é que não estou necessariamente a sugerir estes produtos em específico. Antes de me ter dado bem com estes, dei-me mal com outros. A minha pele reagiu mal a vários tratamentos de marcas boas e com gamas específicas para acne. Cada pele é individual e porque eu me dei bem com estes não significa que toda a gente se vai dar. É o tipo de produto em si que interessa e que têm de procurar:

  • A limpeza: já toda a gente sabe que a limpeza é fundamental. Mas uma coisa que coloquei em prática, e sobre a qual escrevi no Observador no final de 2015, foi uma rotina inspirada nas Coreanas onde inseri óleo desmaquilhante + gel de limpeza + tónico. O óleo vai remover os detritos à base de óleo como a maquilhagem e o gel vai retirar tudo o que sobra, nomeadamente detritos à base de água como suor e sujidade. No meu caso, vi que a minha pele reagia melhor ao contrário: primeiro o gel e depois o óleo. No fim, o tónico: vai remover qualquer resíduo das etapas anteriores, repor o pH da pele e basicamente prepará-la para tratamentos posteriores. Eu, pessoalmente, dei-me muito bem os produtos de limpeza Pureté Thermale de Vichy e com o óleo de Caudalie.
  • Esfoliante + máscaras: até ao ano passado, as máscaras eram realmente um produto ignorado por mim. Eram o patinho feio da minha rotina diária. E só quando comecei a ler mais sobre elas, a escrever e a experimentá-las, é que fiquei convencida. São como um shot de hidratação na pele e valem a pena todo o tempo (e dinheiro) que investimos. Alguns esfoliantes, ainda me faziam pior porque me inflamavam ainda mais a pele e, pessoalmente, dei-me bastante bem com os produtos Caudalie. Esta máscara já tem uma acção esfoliante e, quando preciso de uma acção mais forte, o créme exfoliante actua de forma bastante suave.
  • Tratamentos: em casa de ferreiro, espeto de pau. O que significa que muuuuuitas vezes falhei com os tratamentos ou não os levei até ao fim por não ver resultados. O que quero destacar é que não defendo tanto o uso de gamas completas: para mim o que é mais importante é dizer-vos que devem encontrar produtos que respondam às necessidades da vossa pele em vários momentos. A minha pele seca muito durante a noite e o Clinique superdefense night, ao ser um boost de hidratação, funcionou comigo. Durante o dia, percebi que precisava de algum cuidado regenerador e quis apostar na vitamina E. Dei-me bastante bem com a gama da The Body Shop. Como tenho picos de acne, há dois produtos que nessas situações funcionaram: o óleo detox de Caudalie que faz uma regeneração nocturna (aplico depois de lavar o rosto e antes do creme) e o Hyséac pâte sos de Uriage topicamente nas borbulhas.

5 Dicas pessoais

Grande parte do sucesso de um bom tratamento de pele é a forma como tiram partido dos produtos que usam. Não basta seguirem à regra o que as bulas dizem. 

  1. A hora a que aplicam os produtos é importante: os produtos de noite não são para ser aplicados às duas da manhã. Entre as 22h e as 23h é quando o corpo melhor vai absorver os tratamento nocturnos.
  2. Não se desmaquilhem antes de dormir. Façam-no mal cheguem a casa porque, assim, a vossa pele vai usufruir de mais tempo descansada.
  3. Eu não tive rotinas de horários durante muito tempo. Ser freelancer significa não ter mesmo regras e durante meses dei por mim a deitar-me diariamente às três de manhã e a acordar já perto do meio-dia. Não ter horários correctos também estava a prejudicar a minha pele porque o corpo tem um horário biológico e os cosméticos são feitos a pensar nisso. Neste artigo no Observador expliquei de forma pormenorizada a sincronização dos cremes com o corpo.
  4. Tirem mais partido dos produtos: percebi que quando aplicava topicamente a máscara glicolique de Caudalie nas borbulhas à noite (e deixava actuar durante a noite toda), elas estavam secas de manhã. Por outro lado, também vi que o pâte de Uriage comigo funciona muito melhor como uma espécie de "penso" antes da maquilhagem para quebrar a inflamação durante o dia. Aplico uma bolinha na borbulha, esbato com o dedo, espero cinco minutos e maquilho-me por cima. A borbulha fica com uma película por cima.
  5. Levem os tratamentos até ao fim. Muitas vezes, não vão ver resultados em duas semanas. É preciso persistir, manter as rotinas e não esperar por milagres: a pele precisa de tempo para reagir aos ingredientes.

Costumo receber emails e mensagens de leitoras com dúvidas relativamente a tratamentos ou problemas de pele. Por isso, sintam-se à vontade. Se eu poder ajudar, terei todo o prazer :)

1 comentário

  1. Helena, que dicas fantásticas. Obrigada pela partilha de toda essa informação. Também sofro muito com acne, as dicas da máscara da Caudalie e do boiãozinho da Uriage foram preciosas :)

    Um beijinho
    Inês

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© Helena Magalhães. All Rights Reserved. Design by Fearne.