Quando temos 30 anos e ainda gostamos do regresso às aulas (e o meu escritório pessoal)

5 de setembro de 2017


Eu acho que fui daquelas raras crianças que desejava que o verão passasse rápido para regressar às aulas. O próprio conceito de ter aulas fascinava-me. Sempre fui uma miúda que gostava de aprender, de escrever, de fazer trabalhos, de ir à escola, de estar com os colegas e, claro está, de comprar material escolar, de forrar cadernos, de colar fotografias nas capas dos dossiers, de organizar o estojo, de escrever o nome das disciplinas nos separadores, de escrever os meus dados na agenda de cada ano... Talvez seja o facto de fazer anos no início de Setembro - sempre vivi o verão a desejar que chegasse o meu mês - mas a nostalgia do regresso às aulas é algo que todos os anos me deixa absolutamente saudosista.


Acho que só na adolescência é que me rendi às mochilas da moda (as Eastpak coloridas, certo? Tive uma branca e depois uma vermelha) porque, até então, tinha de ter todos os anos algo totalmente diferente. Esta fotografia foi tirada em 1992 quando fiz 7 anos e fui para a segunda classe. Nesse ano, insisti que queria uma pasta ao invés de uma mochila. Claro que esta pasta nem durou até ao Natal. Quando tinha 10 anos - e todas as minhas amigas tinham mochilas de bonecos - eu tive uma imitação de cabedal. Foi na minha fase rockeira e amei aquela mochila durante séculos. Já estava toda russa e rebentada quando fui obrigada a desfazer-me dela.

Quando entrei para a escola secundária e me tornei oficialmente adolescente, troquei os dossiers forrados a Spice Girls para as montagens de fotografias com as minhas amigas. Passei a forrá-los com as nossas fotografias do verão. Quando deixou de ser cool ter dossier e os cadernos pretos é que estavam na moda, escrevíamos neles com aquelas canetas de tinta clara. Poemas, estrofes de músicas e longas declarações de amigas forever com fotografias nossas a emoldurar. Os rapazes estavam longe de entrar no nosso mundo porque só serviam para dar nome às nossas ânsias de amor inocente.

Este ano - e porque mudei de casa e ainda estou a organizar as minhas coisas - aproveitei esta onda das compras de material escolar para tentar terminar a criação e organização do meu escritório em casa. Sempre quis ter um espaço de trabalho totalmente separado dos espaços de lazer (sala e quarto) e sei que isto é um luxo. Sempre que me perguntavam porque razão insistia num T2, tinha de explicar que queria muito poder ter um quarto extra. Acabei por montar neste quarto um roupeiro de parede (fui eu que o fiz mas mostro outro dia) e a minha zona de escrita.

Como tinha um espaço debaixo da janela que não iria servir para grande coisa, decidi montar aí uma secretária (neste post mostro como a montei). Confesso que foi a melhor ideia que tive porque estar sentada a escrever e a olhar para o jardim é muito mais relaxante do que imaginei. Comprei os materiais para montar a mesa numa loja de construção e a cadeira é do ikea mas é a minha antiga cadeira de verga do quarto e é desconfortável para estar horas sentada a trabalhar. Tenho de encontrar mesmo uma cadeira própria para este efeito e que encaixe nesta decoração.

Fui ao Jumbo espreitar o regresso às aulas deles e trouxe os cadernos desta gama das flores, canetas, blocos de notas (tenho sempre um bloco na mala porque, na verdade, anoto imensas coisas durante o dia: frases de livros que estou a ler, ideias que tenho, recados, etc), um pacote de post-its e um candeeiro de mesa (que ainda não tinha). Quem é saudosista como eu ou quem já tem filhos e está agora na saga das compras, podem ver mais coisas do regresso às aulas aqui no folheto. Tenho  também o meu calendário da Mr. Wonderful e a agenda. 

Na parede lateral, coloquei duas prateleiras para poder ter algumas das minhas coisas mais organizadas. As duas caixas coloridas e as de madeira também são do Jumbo e estão com cadernos, fotografias, cartas e pastas com documentos de trabalho. Quanto ao banco de madeira, inicialmente era para colocar debaixo da mesa da cozinha (porque não tenho mesa de refeições e a da cozinha é que costuma saltar entre a cozinha e a sala quando tenho pessoas a jantar) mas acabei por os utilizar para colocar vasos de plantas porque gosto de ter verde ao pé de mim mas não posso ter as plantas no chão porque moro com dois gatos terroristas. Tenho um aqui no escritório e outro na sala. 


Espero que isto vos inspire a tornar as vossas zonas de trabalho em casa mais criativas, organizadas e produtivas. Um espaço que nos faça sentir bem é meio caminho andado para o nosso trabalho fluir.

6 comentários

  1. Olá Helena, quando vou às compras não posso passar no corredor do material escolar/escritório, não consigo resistir a mais uma caneta ou a um caderno, apesar de já ter mais que suficientes! Por isso, às vezes até já nem costumo passar por lá! :D Mas, na passada sexta fui ao Lidl e devido ao regresso às aulas, apareceram na minha frente um monte de coisas lindas e lá tive de trazer mais um bloco e uma esferográfica! Nesta altura relembro sempre o entusiasmo de estrear o material novo no recomeço das aulas, por isso compreendo e partilho o teu sentimento de nostalgia! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Sinto exactamente a mesma nostalgia pelo regresso às aulas. E ainda que hoje em dia não precise de tantos cadernos, blocos, canetas coloridas e afins, não resisto a encher o cesto nesta altura do ano :)

    ResponderEliminar
  3. Com trinta anos, também continuo a sentir a nostalgia do regresso às aulas! Passei por essas fases todas dos cadernos com montagens de fotos e com as dedicatórias das amigas...eram verdadeiros textos de girl power!! Que saudades!! E que escritório giro!! Fiquei cheia de vontade de, finalmente, dedicar-me a tornar o meu mais bonito!!
    Um grande beijinho, Helena!!

    ResponderEliminar
  4. Eu estava sempre desejosa de abrir os livros novos e cheirar páginas ou passar horas naquela secção do supermercado cheia de coisas novas, era de perder horas a escolher os materiais.

    ResponderEliminar
  5. Sou igual!!!! Lá tenho de ir ao Jumbo ver esses cadernos floridos <3

    ResponderEliminar
  6. Sou exatamente igual. Adoro material escolar e o regresso às aulas é quase uma festa, tal é a quantidade de artigos disponíveis.

    Não conhecia o teu blogue mas gostei muito e vou ficar por aqui =)

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© Helena Magalhães. All Rights Reserved. Design by Fearne.