8 razões porque ler faz bem à vida e nos torna pessoas mais felizes, inteligentes e empáticas

8 de fevereiro de 2018


Estou sempre a receber mensagens no Instagram sobre livros. E o que mais me impressiona é que muita, muita, muita gente não tem o hábito de ler. Têm um livro na mesa de cabeceira para ir lendo quando têm tempo mas não fazem da leitura uma rotina. E é exactamente para esse tipo de pessoas que estou a escrever este post.

A minha amiga Jaqueline lê muito, como eu. E lê muita literatura young adult e ficamos a discutir as maravilhas dos livros passados na escola e na faculdade e com lobos e vampiros e amores cliché. Sempre que ela me liga e diz 'não vais acreditar mas deitei-me às cinco da manhã', já sei que ela descobriu uma nova série de livros adolescentes. Mas ela só lê e-books. Já eu sou mesmo da velha guarda e até sinto o coração a bater quando folheio um livro novo. No outro dia alguém me perguntava o que eu fazia aos livros que já li ou onde os depositava. Bem, eu guardo tudo. Tudo, tudo. Já doei alguns que não gostei assim tanto por sentir que alguém lhes poderá dar uma vida melhor. Mas de resto, a minha biblioteca é a zona mais feliz da minha casa.

E gostava que toda a gente conseguisse sentir nos livros o mesmo que eu. Por isso, fui googlar e reuni algumas ideias interessantes e estudos que partilho aqui para mostrar como ler faz mesmo, mesmo, mesmo bem à vida.


1.

Aumenta a inteligência

O Dr. Seuss escreveu um dia: quanto mais lerem, mais coisas saberão. Quanto mais aprenderem, a mais lugares irão. E é exactamente isso que um bom livro faz: tira-nos os pés do chão e abre-nos a todo um mundo de coisas novas. Os livros infantis expõem as crianças a 50% mais palavras do que a televisão em horário nobre. E hábitos de leitura fortes desde novos significa maior inteligência mais tarde na vida.

2.


É um estímulo mental

Estudos provaram que estarmos ao longo da vida mentalmente estimulados pode retardar o progresso (ou mesmo prevenir) da doença de Alzheimer e demência, uma vez que estamos a manter o nosso cérebro activo. Basta pensarmos no cérebro como qualquer outro músculo do corpo que precisa de exercícios para se manter forte e saudável. A minha mãe faz sudoku todos os dias e este tipo de jogos e ler bastante está demonstrando que são exercícios úteis para a estimulação constante do cérebro.

3.

Reduz o stress

Eu leio todos os dias e, muitas vezes, isso até acalma a minha ansiedade porque estou concentrada no livro e não a pensar nestas coisas. Não importa quanto stress tenham no trabalho, nas relações ou quaisquer outros problemas do quotidiano, tudo desaparece temporariamente quando nos perdemos num bom livro. Somos transportados para outros universos, para a vida de outras personagens e isso vai envolver-nos, distrair-nos e relaxar-nos.

4.

Torna-nos melhores pessoas

Quando nos perdemos nas vidas de outras personagens e nos problemas que enfrentam, isso faz com que seja mais fácil para nós relacionarmo-nos com os outros. Estudos dizem que principalmente a ficção literária tem o poder de ajudar os leitores a entender o que os outros estão a passar, a ler as emoções das outras pessoas e a tornarem-se mais empáticos.

5.


Melhora a nossa memória

Quando estamos a ler, principalmente livros grandes ou séries, temos de nos lembrar de uma variedade de informações, personagens, os seus passados, relações entre todas e as várias nuances da história. E para quem, como eu, salta de livro em livro, às vez não dão por vocês a misturarem as personagens e as histórias? Estudos dizem que cada nova memória que criamos vai fabricar novas sinapses (uma espécie de ligações e caminhos dentro do cérebro) e fortalece as já existentes, o que faz com que a nossa memória de curto prazo se vá fortalecendo.

6.

Melhora a nossa concentração

Hoje em dia vivemos num modo tão acelerado com a nossa atenção em tantas direcções diferentes que é difícil parar. No outro dia, uma rapariga dizia-me no Instagram que já se tinha habituado a ler livros na diagonal e eu disse-lhe não, não, não. Como ler dessa forma e não se deixarem absorver pelo livro? Ler é mesmo um momento para parar. Ler é um comprimido anti-stress. Quando lemos, toda a nossa atenção está concentrada na história e o resto do mundo simplesmente desaparece (é por isso que vamos no comboio e esquecemo-nos de sair na paragem certa). E isso faz com que a nossa produtividade e concentração aumente. Se lerem durante a viagem para o trabalho ao invés de irem a mexer no telemóvel, vão começar a manhã muito mais concentrados e focados no trabalho.

7.

Melhora a escrita

Quando estou nas redes sociais leio tantos erros ortográficos. E não quero ser má mas penso sempre que se a pessoa perdesse menos tempo a tirar fotografias dos seus looks e mais tempo a ler, a sua escrita também seria melhor. Tal como ler nos ajuda a aumentar o nosso vocabulário, também tem um efeito notável na nossa escrita.

8.

E à noite, ajuda-nos a dormir melhor

Eu leio todas as noites, nem que seja duas ou três páginas. São raras as que não o faço. E este é o ritual mais fácil de se criar para quem não tem o hábito de ler. Se todas as noites lerem um capítulo, vão habituar o vosso corpo a isso. Além disso, ler ajuda a relaxar e, ao longo do tempo, começa a sinalizar o corpo de que está na hora de dormir, melhorando as insónias.

Na verdade, poderia continuar esta lista mas não quero ser chata. Uma das coisas que mais digo é que ler é um entretenimento (quase) gratuito. Ainda assim, há cada vez mais conceitos de troca de livros, o que facilita muito a coisa. E li no outro dia algo giro: ler é contagioso. Ou seja, se querem que os vossos filhos leiam mais e estejam menos tempo nos telefones, comecem também vocês por ler à frente deles e por lhes incutir esta paixão. E nas crianças, estudos dizem que ler em voz alta aumenta a vontade das crianças em aprender a ler para lerem sozinhas.

Conclusão? Dizem que basta 21 dias de uma actividade repetida para ela se tornar um hábito. Então, leiam 21 dias à noite e sintam as diferenças :)

4 comentários

  1. Tenho o ritual desde pequena de ler à noite. E realmente ajuda no sono! Quantas vezes estamos muito despertas, agarramos num livro e passado 10 páginas já estamos cheias de sono? Ao ler à noite, descontrai-o, tenho o meu me-time e descanso muito melhor. Ler livros é um hábito fantástico que melhora todos os aspectos de um ser humano.

    ResponderEliminar
  2. Leio todos os dias, à noite, como parte da minha rotina para relaxar e ter um descanso de qualidade :)

    Maaaas, não me consigo render aos e-books :P

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  3. Adorei!!! Eu tento ler todas as noites à minha filha mas a verdade é que nem sempre há tempo ou ela está na disposição. Mas é bom saber que há tanta coisa positiva no simples hábito de colocar as crianças a ouvir os pais ler :-) motivação para tentar fazer mais vezes eeheh
    Um beijinho Helena e adoro as tuas sugestões de livros.

    ResponderEliminar
  4. Adoro ler e lamento não ter mais disponibilidade para o fazer...tento sempre ler para a minha filha à noite para a adormecer, gostaria muito que ela ganhasse o bichinho da leitura, mas a verdade é que sou eu quem fica com sono primeiro e por vezes acabo mesmo por adormecer antes dela, até que ela me acorda e pede para ler outra vez e outra vez...

    ResponderEliminar

FOLLOW ME ON INSTAGRAM

© Helena Magalhães. All Rights Reserved. Design by Fearne.