Como ter mais tempo para ler sem desculpas (e vem aí um mês inteiro de descontos)

23 de março de 2018 com Fnac Portugal


Uma das coisas que mais me perguntam é como tenho tanto tempo para ler ou como é que consigo ler tantos livros. Já me perguntaram se leio na diagonal (claro que não minha gente! Ler na diagonal seria uma ofensa ao livro), se não durmo (esta pele jovem não se mantém sem horas de sono), se leio apenas as reviews na internet para depois dar uma opinião (isto é uma ofensa a mim própria. Então vou abdicar de um dos grandes prazeres que tenho na vida só para dar opiniões na Internet?), se sou paga para ler (seria a minha profissão de sonho, acreditem)... a lista das coisas que já me perguntaram é enorme.


Na verdade - e o que estou sempre a dizer - é que não é preciso inventar tempo para ler. É tudo uma questão de organização e de prioridades. Nem todos os dias me apetece ler. Há dias em que só quero estar no sofá a ver séries como qualquer pessoa. Mas ler é um prazer (quase) gratuito, é um calmante natural, é um incentivo à imaginação e, por tudo isto e muito mais, ajuda-nos a ter uma vida mais feliz.

E aquilo que mais me dizem é que gostavam de ler mais mas simplesmente não têm tempo. E, perdoem-me, mas acho que essa é a desculpa que mais damos para tudo na vida. Gostava de fazer mais exercício mas não tenho tempo. Gostava de viajar mais mas não tenho tempo. Gostava de estar mais com os meus amigos mas não tenho tempo. Gostava de ter um animal de estimação mas não tenho tempo. Gostava de fazer voluntariado mas não tenho tempo. O tempo é escasso, eu sei, mas se o soubermos gerir bem, temos tempo para tudo isto e muito mais. E se até o Marcelinho continua a ler não sei quantos livros por mês, como é que vocês não conseguem ler, pelo menos, um?

A Fnac - e eu adoro a Fnac não só porque foram e são uns fixes com o meu livro mas porque já fizemos em conjunto coisas muito giras nos últimos anos - desafiou-me a dar um impulso à leitura durante o mês da Festa do Livro (que termina a 25 de Abril) e a apropriar-me do Instagram deles para ir dando as minhas sugestões por lá e eu decidi partilhar algumas dicas de leitura como forma de vos mostrar que, se quiserem, conseguem ter tempo para ler.




Não saiam de casa sem um livro na mala

Nunca mas nunca mas nunca saio sem um livro porque, ao longo do dia, vou ter sempre alguns momentos parada em que posso puxar do livro e continuar a ler. Essas são as alturas em que facilmente podem trocar o telemóvel por um livro e ao invés de estarem durante quinze minutos a ver o Instagram enquanto esperam pelo almoço ou numa consulta ou no metro, são quinze preciosos minutos que têm para ler.

Definam metas diárias de leitura

Para quem não tem o hábito de ler e passam-se dias sem que se lembre de voltar a pegar naquele livro, definam objectivos. Por exemplo, ler dez páginas por dia. Durante a hora de almoço, ou depois do banho à noite, ou antes do jantar... Ao criarem um hábito, vão conseguir aumentar gradualmente esse objectivo.

Ignorem aquilo que vos dizem para ler e leiam só o que vos apetece

Lembro-me de quando apareceu a febre de "O Código Da Vinci", toda a gente falar nessa saga de Dan Brown. E lá fui eu obrigar-me a ler, o que me custou porque não é o tipo de leitura que me dê muito prazer. Li a ferros e depois uma amiga emprestou-me os Anjos e Demónios que nunca avancei mais do que vinte ou trinta páginas e acabei por o devolver sem o ter lido. Isto já se passou há uns dez anos e nunca mais voltei a tentar. Eventualmente, hoje até gostaria de ler. Mas colocar esta pressão de ler algo que o resto do mundo nos diz que temos de ler acaba por não nos dar prazer na leitura. Se lerem apenas livros que vos interessem e que vos divirtam, vão encontrar mais tempo para ler com entusiasmo.

Leiam de manhã e antes de dormir

Eu sei que ler de manhã é uma filosofia bonita mas pouco real quando se tem filhos para vestir, banhos para tomar, transportes para apanhar. Eu também só o faço ao fim-de-semana. Mas por vezes, quando acordo cedo e tenho o dia mais ou menos calmo, leio um pouco enquanto tomo o pequeno-almoço ao invés de estar a ver televisão. Mas à noite, raras são as noites em que não leia antes de dormir. Além de ler ser um estimulante natural do sono (bom para quem tem insónias), é uma forma de acalmar e preparar o corpo e a cabeça para a noite. E digo-vos já que nada me dá mais prazer do que dizer "hoje vou ler só mais um capítulo", mesmo sabendo que vou sempre querer ler mais.

Desliguem do telemóvel e da Internet

Há mais de um ano, apaguei todas as notificações de aplicações no telemóvel. Isto porque passava o dia a receber notificações ora do Instagram, ora do Facebook, ora do Whatsapp e isso cria uma dependência mental de estarmos sempre alertas a tudo o que recebemos. Acreditem, só o facto de passarem menos tempo em redes sociais já vos vai dar mais tempo para ler.

Aproveitem ao máximo os vossos trajectos 

Se não vão de carro para o trabalho, aproveitem o metro, o comboio, o autocarro para ler. Quando ia de transportes todos os dias para Lisboa, dava-me ao trabalho de ir mais cedo só para apanhar o comboio para-em-todas e ir sentada a ler. Aqueles 30 minutos entre Carcavelos e Cais do Sodré eram impagáveis. E o mesmo à noite quando vinha para casa. Servia até como calmante para me desligar do stress do dia. Ao invés de irem a ver redes sociais nos transportes, puxem do vosso livro.

Alternem entre televisão e livros

Toda a gente que diz que não tem tempo para ler, aposto que tem tempo para estar duas horas a ver Netflix à noite. E eu sei que no final de um dia de trabalho, ver uma série é fantástico, é um bálsamo para a alma. Mas ao invés de verem duas horas de séries, façam como eu: vejam apenas uma e, na outra, deitem-se na cama a ler. Assim conseguem o melhor dos dois mundos. Desde há dois meses para cá, ando a ver toda a série Friends (vou agora na última temporada) e como são episódios de meia hora, vejo dois e, então, pego no livro do momento até para sinalizar o meu cérebro de que estou quase a deitar-me.

E não tenham medo de passar tempo sozinhos

Eu sei que muita gente tem aquele modus operandi de: se hoje não tenho companhia para almoçar, fico no escritório. Mas só custa a primeira vez. Por vezes, passo o dia fora de casa em trabalho, estou de manhã num sítio e de tarde noutro e, pelo meio, tenho de almoçar. E não vos consigo explicar como é boa a pausa de estar sozinha a almoçar e ter como companhia um livro. É tranquilizante e é uma forma de descansarem do trabalho de manhã e de se prepararem para a dose de trabalho da tarde. Assim, não tenham medo ou vergonha de mesas para um. Se pegarem num livro, deixam de estar sozinhos.

A partir de hoje e até 25 de Abril vou estar a dar sugestões de livros no Instagram da Fnac e a lembrar-vos de terem tempo para ler. E aproveito para vos dizer que a Festa do Livro já começou e vão haver livros da semana com descontos até 50% e muitas promoções durante as próximas semanas, tanto no site como nas lojas e é uma questão de irem estando atentos porque as coisas vão estar sempre a mudar e vão haver promoções flash. Já hoje e amanhã TODOS os livros estão com desconto.

Durante esta semana (além da promoção flash de hoje e amanhã) já há muitos descontos apetecíveis como O Fim da Inocência, Um Gentleman em Moscovo, Um Cavalo entra num Bar, A História de uma Serva, A Sombra do Vento, O Monte dos Vendavais e vou parar ou fico aqui eternamente. Podem ver os descontos desta semana aqui

E seguir a minha #hmbookgang e as minhas sugestões com a Fnac em #tempoparaler

Artigo escrito em parceria com Fnac.

4 comentários

  1. Descontos em livros = heaven!! :-)

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ler o "Gentleman em Moscovo" vou-me perder, já estou a ver! Beijinho Helena :D

    ResponderEliminar
  3. Carolina Abecassis3/23/2018 12:59:00 da tarde

    Descontos hoje e amanhã em tudo tudo tudo? Vai ser a perdição xD

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho um problema de ansiedade e nas alturas mais drásticas tenho que ter rotinas. e uma delas que não pode falhar é ler à noite. Tanto que leio sempre porque o cérebro assimila que é hora de dormir. Às vezes irrita me porque quero ler mais e o sono não me deixa :D

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© Helena Magalhães. All Rights Reserved. Design by Fearne.