9 marcas e projectos portugueses, sustentáveis e ecológicos para conhecer

27 de abril de 2018

Cada vez mais tenho falado aqui de alternativas saudáveis para nós e para o planeta porque são temas pelos quais me tenho vindo a interessar. Ainda não cheguei ao patamar de pessoas que deixaram de produzir lixo e cujas histórias tenho lido e me deixam de boca aberta. Nem sei se algum dia lá chegarei. Eu não sou extremista e gosto de fazer a minha parte - e de sentir que estou a contribuir - mas sem que isso me faça viver com demasiada ansiedade. Ou seja: em muitas coisas, eu já fiz a minha mudança. Tenho optado por mais embalagens em cartão (quando possível), deixei de comprar bebidas em garrafas de plástico, troquei as saquetas de chá por chá a granel, deixei de usar sacos de plástico nos supermercados (levo sempre comigo os meus sacos), tenho comprado mais roupa em segunda-mão e doado mais roupa minha para dar nova vida às peças...

Mas num mundo dominado pelo plástico, quão drásticos temos de ser para ficarmos um bocadinho mais "verdes"? Devagarinho... acredito todos conseguimos lá chegar. Uns mais, outros menos.

Na semana passada, passei pelo Mercadinho Sustentável que o Alegro Alfragide organizou, exactamente para poder conhecer outras alternativas e também eu melhorar o meu estilo de vida para que este também esteja mais em sintonia com o planeta. 

Neste mercadinho, conheci algumas marcas e projectos portugueses e todos eles sustentáveis e que procuram passar a mensagem de que temos de fazer tudo para deixar o planeta melhor do que o encontrámos.

Quero dar-vos a conhecer alguns projectos interessantes e marcas giras para que, numa futura compra, se optarem por uma marca eco e não uma marca global que usa excessivamente os recursos naturais ou tenha uma grande produção de resíduos... já estão a ajudar.



O projecto Refood do Lumiar estava neste mercado e foi onde fiquei a conhecer a Refood (que existe em várias freguesias). É um projecto 100% voluntário para acabar com o desperdício dos alimentos preparados e a fome nos bairros urbanos. Se quiserem ser voluntários, procurem uma Refood mais perto do sítio onde vocês moram. Neste momento, a Refood do Lumiar precisa de verbas para comprar um frigorifico e aceitam todo o tipo de doações de tupperwares, caixas, produtos de limpeza, etc para poderem continuar a preparar refeições, distribuir e guardá-las no frio. 


A Fair Bazaar é uma loja que apenas vende marcas de moda, decoração e cosmética sustentáveis. E para classificar os produtos, a Fair Bazaar criou oito selos daquilo que vende: artesanal, reciclagem, comércio justo, orgânico, vegan, desperdício zero, pequena escala e ecológico. Se querem começar a mudar a vossa pegada ambiental, podem começar por comprar aqui. Em breve vai haver loja online mas, por enquanto, podem espreitar a loja física na Embaixada no Príncipe Real. 


O macramé está na moda e é uma alternativa para terem peças sustentáveis, kitsch, personalizadas e feitas à mão. No mercado conheci a Cramet, feita por mãe e filha: desde malas, acessórios de decoração, suportes para pendurar vasos... o céu e a criatividade são o limite.


A Fluffy Organic & Eco produz apenas produtos recicláveis, naturais, biológicos e ecológicos. E tudo começou com fraldas reutilizáveis de fleece de cânhamo, um tecido natural e absorvente. Hoje a marca já comercializa outros produtos amigos do ambiente como roupa em algodão biológico, pensos menstruais reutilizáveis, artigos têxteis em algodão biológico, cânhamo, bambu e lã, produtos de higiene pessoal e de limpeza eco, entre outras coisas.



A beleza eco vai, felizmente, de vento em popa e há cada vez mais marcas a aparecer. A Saponina é uma que têm de conhecer. Com um conceito de cosmética biológica "zero waste", vende desde os clássicos sabonetes até a bálsamos, óleos corporais, châmpos, dentífricos e desodorizantes sólidos e até ambientadores e velas de soja eco. 




A Marilisa Mesquita Handmade confesso que foi das que mais gostei. Mas porque isto é a minha praia: cadernos, notebooks, pins, carimbos... tudo feito à mão com materiais sustentáveis e recicláveis. Pode-se encomendar e personalizar cada compra. Tivesse eu talento para artes (que não a escrita) e virava-me para estas coisas.


A Mind The Trash foi outro projecto incrível que adorei conhecer. É uma loja de produtos alternativos aos produtos de plástico e não naturais que existem em todo o lado. E aqui podem encontrar coisas como: escovas de dentes de bambu, copos menstruais, cotonetes biodegradáveis, discos desmaquilhantes reutilizáveis, elixir bocal orgânico, esponjas reutilizáveis... imensas coisas para começarmos, aos poucos, a mudar o nosso estilo de vida.



Destas marcas todas, a Organii era a única que já conhecia porque vou muito ao Lx Factory. Mas para quem não conhece, é uma loja maravilhosa onde encontram cosmética bio, um universo de produtos e brinquedos para bebé bio e até um spa... bio, claro. 


E um último projecto absolutamente incrível é o Yogurt Nest, uma iogurteira natural em cortiça 100% portuguesa que não necessita de electricidade. Além disso, pode também ser usado como estufa slow cooker, mala térmica e para levedar a massa. 

Esta é também uma oportunidade para louvar este tipo de eventos e actividades levadas a cabo por um centro comercial - o Alegro Alfragide - que, se formos a pensar, é uma casa para marcas multinacionais e que, mesmo assim, apoia e quer dar visibilidade a este tipo de projectos ambientais. You Rock Alegro!

Deixo-vos aqui a agenda dos próximos eventos do Alegro porque, volta e meia, surgem coisas giras :)


4 comentários

  1. Nem fazia ideia que o Alegro dinamiza este tipo de eventos. Embora seja um centro comercial a que vou pouco (quem não tem carro é difícil lá chegar sem demorar uma hora em transportes), vou começar a estar atenta aos eventos :-)

    ResponderEliminar
  2. Olá Helena,

    Muito obrigada pela vista e pela divulgação. Parabéns pelo artigo tão simpático e com fotos lindas.
    Até breve,

    Liliana
    (SAPONINA)

    ResponderEliminar
  3. Olá Helena,
    Muito obrigada pela visita e pela partilha. Parabéns pelo artigo e pela fotos lindas, adorei.
    Até breve

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© Helena Magalhães. Design by FCD.