Fim de semana dedicado aos livros: o que podem fazer e as minhas sugestões de descontos

20 de abril de 2018 com Fnac Portugal


Praticamente todos os anos tenho falado aqui do dia mundial do livro e do que isso significa. Pelo menos para mim. Falo da necessidade de se continuar a incentivar à leitura, necessidade essa que urge de forma ainda maior nos dias de hoje. O ano passado escrevia aqui uma frase de Franz Kafka "a book must be the axe for the frozen sea within us" e continuo a entendê-la como incrivelmente poderosa.

Um livro deve ser mesmo o machado que quebra o mar gelado entre nós. Porque os livros têm esta capacidade de mudar o mundo, de nos fazer pensar sobre os mais variados temas, fazem-nos ter mais empatia e, claro, têm a capacidade de nos fazer abstrair do mundo à nossa volta, de nos fazer viver aventuras e influenciar a forma como pensamos. São longas viagens que fazemos sem sair do nosso sofá.

Sem falar nas emoções e sentimentos com que somos confrontados enquanto lemos e dos ensinamentos que nos dão novas perspectivas sobre as coisas e nos ajudam também a moldar a pessoa que somos. E um único livro, aquele mesmo muito fantástico, pode mudar a nossa vida para sempre.


É exactamente por isto que, todos os anos, a 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro é celebrado e organizado pela UNESCO como forma de promover o prazer da leitura. 

Este ano, tal como já tem vindo a acontecer desde 2016, uni-me à Fnac para falar de livros, para partilhar as minhas experiências e incentivar toda a gente a voltar a encontrar nos livros um porto de abrigo. É o que tenho vindo a fazer nas redes sociais (já seguem a #hmbookgang?). E é o que mais gosto de fazer: falar de livros, incentivar as outras pessoas a ler e trocar ideias sobre leituras.

A partir de hoje e até segunda-feira, a Fnac Colombo e a Fnac NorteShopping vão estar em festa com quatro dias totalmente dedicados aos livros com eventos, workshops, apresentações, maratonas de leitura e, claro, muitos descontos.

Vou deixar-vos aqui algumas sugestões de livros maravilhosos que já li ou que quero ler e que vão estar em descontos e o programa das festas para que organizem o vosso fim-de-semana para passarem nos eventos que mais vos interessam.

1) Cem anos solidão de Gabriel García Márquez; 2) Mansfield Park de Jane Austen; 3) Anexos de Rainbon Rowell (da mesma autora do Eleanor&Park que todos adorámos); 4) Forever de Maggie Stiefvater (o último da trilogia Shiver que me arrebatou); 5) A Cada Dia de David Levithan;  6) Os Filhos da Droga de Christiane F (que tanto falámos no Instagram na semana passada).


1) A Laranja Mecânica de Anthony Burgess; 2) A Rapariga que Lia no Metro de Christine Féret-Fleury; 3) Fala-me de Um Dia Perfeito de Jennifer Niven (já tanta gente me falou deste livro que já perdi a conta mas ainda não tive oportunidade de ler); 4) A História de uma Serva de Margaret Atwood (dos livros mais intensos e actuais que já li mas ainda não comecei a ver a série); 5) Cisnes Selvagens de Jung Chang (partilhei uma fotografia deste livro na loja e imensa gente disse que era fantástico, já está na lista); 6) As Raparigas de Riade de Rajaa Al-Sanie (li este livro há imensos anos e adorei, dá-nos um retracto incrível sobre as jovens muçulmanas. O que eu tenho tem outra capa e esta é muito mais gira e só custa 4€, comprei lol).



1) Amanhecer na Cidade de Filipa Fonseca Silva; 2) A Mulher à Janela de A. J. Finn (tanto que já falei sobre este livro, um thriller incrível); 3) Quem Disser o Contrário é Porque tem Razão de Mário de Carvalho (depois de publicar um livro dele, falaram-me de vários bons. Este é um dos que quero ler); 4) Arranha-Céus de J. G. Ballard; 5) A Carreira do Mal de Robert Galbraith (o terceiro volume das aventuras de Cormoran Strike. Adorei os outros dois e ando desejosa de ler este); 6) O Talentoso Mr. Ripley de Patricia Highsmith (outro de que já me falaram imenso, está só a 10€).

O que podem fazer e ver no fim-de-semana... 

No colombo... 
  • Sexta-feira: Uma tertúlia de bloggers sobre "Os Nossos Livros" às 18h30;
  • Sábado: Apresentação "Como ter Tempo para Ler" dada por Fernanda Martins às 17h;
  • Domingo: Para irem com os vossos filhos à "Hora do Conto" por Edite Vicente às 11h30; podem assistir ao primeiro acto de "Romeu e Julieta" pelo Estúdio de Teatro Músical às 16h; e fazer o workshop "Ler para Escrever" dado pela Escrever Escrever às 18h30.
  • Segunda-feira: vai haver uma "Maratona de Leitura" a partir das 16h onde várias personalidades como Cuca Roseta (às 19h50),  Pedro Mexia, Rui Zink (às 17h), Ana Laíns, entre outros, vão interpretar textos à sua escolha.


No NorteShopping... 
  • Sexta-Feira: Workshop de "Escrita Criativa & Storytelling" por Lúcia Vaz Pedro às 21h30;
  • Sábado: Workshop para crianças "Quem tem Medo dos Livros" por ForBabies às 11h30; Lançamento do livro "Heróis do Mar" de Jaime Martins às 16h; Vai haver um chá das Seis com apresentação do livro "Receitas à volta do chá" às 18h;  e um Encontro com Pedro Mexia às 21h30.
  • Domingo: Para irem com os vossos filhos, apresentação do livro "História de um amor irracional" às 11h30; conversa sobre literatura de viagem com Gonçalo Cadilhe e Maria Palha às 17h;
  • Segunda-feira: Podem ver a performance literária pelo colectivo Poetry Slam às 12h30; e um encontro com Raul Minh'Alma e apresentação do novo livro às 18h30.

#hmbookgang
Artigo escrito em parceria com Fnac.

Enviar um comentário

FOLLOW ME ON INSTAGRAM

© Helena Magalhães. All Rights Reserved. Design by Fearne.