top of page
Buscar
  • Foto do escritorHelena Magalhães

12 tipos de leitores que só quem é bookaholic se vai identificar (eu sou vários tipos)


O denominador comum pode ser a paixão aos livros. Mas não há dois leitores iguais. Eu, por exemplo, não sou nada picuinhas na leitura e gosto desde literatura adolescente até a policiais e clássicos. Mas depois há quem só leia um género. Há quem sublinhe os livros todos e há quem os trate como relíquias. Há quem dobre as páginas e há quem faça coleçcões de marcadores. Há quem chore baba e ranho a ler (como eu) e há quem leia na diagonal. Há quem faça maratonas de leitura (eu, claro) e há quem tenha um livro na mesinha de cabeceira para ir lendo quando há tempo. Há quem esteja sempre em cima dos novos bestsellers e há quem seja leal a um pequeno grupo de autores e apenas leia os seus livros. Há quem se arme em snob literário só para tentar impressionar e há quem se esteja nas tintas e simplesmente se divirta a ler um livro – qualquer que seja o género.

Conclusão: há tipos de leitores para dar e vender e uma pessoa pode ser vários tipos, claro. Embora a lista seja extensa, resumi-me a 12 tipos. Com quais se identificam mais?


1.

O papa-séries

Há sempre aquela pessoa que não suporta ler um livro que não tenha sequela porque gostam de mergulhar em séries inteiras. Eu compreendo. Eu adoro séries literárias mas confesso que às vezes há séries que já cansam e cujo final já devia ter vindo há três livros atrás. Dou o exemplo da saga After. Li o primeiro, ri-me imenso, chorei, fantasiei novamente com o ter 16 anos e devorei aquilo em três ou quatro dias. Depois peguei no segundo entusiasmada e já cheguei ao fim cansada. Ainda assim, peguei no terceiro e já não consegui ler mais. É difícil conseguir dar voltas à mesma história por tantos livros. A não ser claro, que sejam a J.K.Rowling.

2.

O fã compulsivo

É aquele bibliófilo que tem de ler tudo e mais alguma coisa só porque aquele autor escreveu e tem toda uma biblioteca em casa dedicada a um único autor. Amén. Mesmo que seja uma merda. Porque nem sempre um autor consegue escrever só livros bons. Eu pessoalmente não sou assim até porque já tive desilusões. Li Um dia de David Nicholls e fiquei absolutamente apaixonada por ele. Quando saiu o Uma Questão de Atração fui imediatamente comprar e… achei uma merda.


3.

O leitor poligâmico 

Este é o tipo de leitor que me dá comichão: aquele que lê vários livros ao mesmo tempo. Mas como é isso possível? Como é que se conseguem envolver em mais do que uma história? Nada bate aquela sensação de sentir que vivemos dentro de um livro. Isso não acontece se estão em vários universos ao mesmo tempo. Deixem-se seduzir, vá lá, e apaixonem-se por um livro de cada vez.

4.

O leitor intelectual

Este é um tipo de leitor que eu respeito. Porque gostar-se só de livros de não-ficção e história e ciência e política e whatever… é isso. É de respeitar. Lembro-me de, na escola, ter devorado todos os livros de leitura obrigatório até chegar ao Eurico o Presbítero de Alexandre Herculano. Eu, que adoro, clássicos, ganhei um ódio de estimação tal a este livro que, na minha visão, era mais “intelectualoide” que romance, que respeito quem se divirta realmente a ler estas coisas.

5.

O leitor introvertido

É aquele que adora ler mas não fala sobre isso. Não tem conta no Goodreads, não lê opiniões, não partilha ideias nas redes sociais e nos transportes leva os seus livros tapados com uma capa (pode ser para proteger ou para não mostrar o que está a ler). Posso dizer-vos que das coisas mais engraçadas que vivi foi no pico da euforia do As 50 Sombras de Grey. Lembro-me de ir no metro com o meu e olhar para o lado e ver mais cinco ou seis mulheres a ler o fatídico e erótico e constrangedor livro. E lembro-me de olharmos umas para as outras e sorrirmos ao de leve. Apetecia-me ser amiga de todas.

6.

O que nunca acaba de ler um livro

Quem é assim está automaticamente excluído do grupo de pessoas que eu possa gostar. Como não acabar um livro? Posso garantir-vos que não chega a uma mão os livros que eu não acabei. E para não acabar, acreditem, eram mesmo, mesmo, mesmo muito maus. Mesmo que não esteja a gostar por aí além de um livro, leio-o até ao fim. Mesmo que já faça uma leitura muito diagonal só para entender o desfecho de tudo. Mas acredito que há mesmo pessoas que, não importa o quão envolvidas estejam no livro, simplesmente deixam o tempo passar e perdem o interesse ou passam para outro sem se lembrarem que não acabaram o anterior. Shame on you, people!


7.

O re-leitor

Sou eu. Uma re-leitora assumida. Adoro ler um livro novo mas também adoro reler um livro que já li. Até porque na maioria das vezes ganho novas perspectivas durante a leitura, compreendo melhor certas personagens ou leio os livros por outro prisma. Mas, na verdade, o que acontece é que leio tanto que também me esqueço muito do que leio e, volta e meia, pego em livros para voltar a ler porque sei que na primeira leitura adorei. Por isso, claro que não sou daqueles leitores que dá ou vende os seus livros. Guardo tudo, tudo, tudo. A minha biblioteca pessoal é o meu orgulho.

8.

O leitor spoiler

Como é possível haver gente assim? Estas são as pessoas que vão ler o final só para saberem como é que o livro acaba. Mas como? Como é que gostam de auto-sabotar o prazer, a emoção e o tesão de navegar pelo novelo da história? É mágica a sensação de ver um livro desenrolar-se aos nossos olhos e bam!, chegar ao desfecho final.

9.

O eterno adolescente

Eu, claro. Por mais que muita gente desdenhe deste género literário, os adultos que gostam de livros young adult vão continuar a lê-los não importa o que as outras pessoas pensam. Eu, pessoalmente, tenho a teoria de que quem não gosta de literatura YA é porque não é boa pessoa eheheh. Porque… este género literário veio para ficar exactamente porque independentemente da idade, todos gostamos de voltar a sentir a magia da adolescência que estes livros proporcionam.


10.

O que vê o filme antes

Estas pessoas assustam-me. Ver um filme antes de ler é basicamente assassinar o livro. Isto porque o nosso cérebro cria desenhos na nossa mente enquanto lemos. É por isso que entramos quase fisicamente dentro de um livro, visualizamos os ambientes, as personagens e as acções. A razão porque, muitas vezes, não gostamos das adaptações dos filmes é porque elas não estão de acordo com a nossa imaginação. Quem vê um filme antes, quando pega no livro já terá a sua mente condicionada pelas imagens do filme.

11.

O leitor anti-popular

É aquele que, se um livro se torna escandalosamente popular, está bastante seguro que o vai odiar. Eu chamar-lhe-ia o leitor hipster, aquele que só lê coisas alternativas só porque sim.

12.

O leitor da vida toda

Que também posso ser eu. São aqueles que cresceram com o nariz enfiado nos livros. Aqueles que faziam listas de leituras para o verão – como eu. E que entre todas as diversões da idade – discotecas, namorados, férias, viagens, adolescência – arranjaram sempre tempo para ler.

Podem seguir a minha hashtag #hmbookgang no Instagram para irem acompanhando as minhas sugestões 🙂

bottom of page