top of page
Buscar
  • Foto do escritorHelena Magalhães

40 sugestões de livros para oferecer este Natal (para todos os gostos e idades)


Porquê oferecer livros? Porque se está a oferecer mais tempo. Tempo passado a cultivar a mente, a aliviar do stress diário, a viver aventuras, a viajar por outros mundos. E não há como falhar com livros. Ok, quero dizer, já me ofereceram livros do mais chato possível. Às vezes é impossível, apenas numa sinopse, adivinhar se aquele livro vai de facto conquistar a pessoa a quem se está a oferecer.

Mas é exactamente por isso que é tão bom haver redes sociais, blogs e sites como o GoodReads. Há opiniões, dicas e avaliações de tudo e mais alguma coisa. Se têm dúvidas de que alguém vai gostar do livro que têm em mente, vão procurá-lo ao GoodReads e vejam o que outros leitores de todo o mundo já acharam dele.

Ou podem seguir as dicas aqui do estaminé. Não estou com isto a dizer que nunca falho. Óbvio que falho. E muitos dos livros que eu gosto não são os que outras pessoas gostam e vice versa. Mas uma das coisas que tento sempre fazer é fugir da minha própria zona de conforto. Explorar outros géneros literários que não costumo ler muito ou seguir algumas sugestões que me dão e que acabam por me surpreender. Ou abrir o leque de ideias e sugerir-vos mesmo livros que sei que nunca vou ler mas que foram apreciados por muita gente e, por isso, são boas sugestões.

Dito isto – e porque quero mesmo que ofereçam livros este Natal – fiz aqui uma pequena lista simpática com novidades, livros que eu ameeeeeeei, sugestões para crianças, adolescentes, pais, mães e algumas leituras obrigatórias caso descubram que algum amigo vosso ainda não as leu.

Para o pai ler mais…


O Presidente Desapareceu de Bill Clinton e James Patterson; A Amante do Governador de José Rodrigues dos Santos; Sete Anos Bons de Etgar Keret; Cara ou Coroa de Jeffrey Archer; Beautiful Boy de David Sheff.

Para a mãe se emocionar…


Viúvas de Lynda La Plante; As Boas Mães de Alex Perry; A Educação de Eleanor de Gail Honeyman; A Nossa Vida em Sete Dias de Francesca Hornak; O Rouxinol de Kristin Hannah.

Para as adolescentes deixarem as redes sociais e verem como os livros são cool…


Stars de Anna Todd; Eliza e os Seus Monstros de Francesca Zappia; Shiver de Maggie Stiefvater; A Todos os Rapazes que Amei de Jenny Han; Já te Disse Que te Amo? de Estelle Maskame.

Para as eternas jovens adultas… como eu!


Um de Nós Mente de Karen M. McManus; O Ódio que Semeias de Angie Thomas; A Verdade e as Mentiras de Ella Black de Emily Barr; Anexos de Rinabow Rowell; Onde Estás, Audrey? de Sophie Kinsella.

Para quem não abdica de uma viagem fantástica…


Três Coroas Negras de Kendare Blake; O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares de Ransom Riggs; Lost Boys de Lilian Carmine; A Coisa de Stephen King; Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald de J.K. Rowling.

Para apaixonar as crianças que já sabem ler… 


O Diário de um Banana Livro 13 de Jeff Kinney (se nunca leu nada desta coleção, comecem pelo livro 1); As Gémeas no Colégio de Santa Clara Livro 1 de Enid Blyton; Campeão de Saias de David Walliams; Diário de Uma Totó Livro 1 de Rachel Renée Russel; Uma Aventura Livro 60 de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Para ler aos mais novos… e fazê-los gostar da leitura


Um Dia na Vida de Marlon Bundo de Marlon Bunde e Jill Twiss; Martine e as Quatro Estações de Gilbert Delahave (saudades da Anita…); O Monstro das Cores Pop-up de Anna Llenas; O Lobo que Queria ser um Super-Herói de Orianne Lallemand e Éléonor Thuillier; Fábulas de La Fontaine de Yoyo Studios; O Regresso da Baleia de Benji Davies.

Para os amantes de romances históricos desligarem do mundo real


Sob um Céu Escarlate de Mark Sullivan; Os Dez Espelhos de Benjamin Zarco de Richard Zimler; Beloved de Toni Morrison; A Musa de Jessie Burton; Chamavam-lhe Grace de Margaret Atwood.

E é isto… Este Natal dêem mais livros. Incentivem as pessoas da vossa vida a ler mais. E têm aqui 40 – na verdade 41 – bons motivos para desligar de todas as distrações do dia a dia.


Bom Natal 🙂

bottom of page