top of page
Buscar
  • Foto do escritorHelena Magalhães

Bookcast #1 um lobisomem, yoga e as mulheres que continuam a ler romances aos 70 anos


Decidi aceitar o desafio da Paula do Urbanista e gravar alguns podcasts literários. Mas hey, nada chatos. Até bem divertidos por sinal. E este é o tipo de coisas que gosto de fazer: criar sinergias com outras pessoas e desenvolver ideias – por mais simples que elas sejam como gravar uma conversa de cinco minutos sobre livros. Porque todos temos a aprender uns com os outros.


E não podem pensar: Ah, só me quero associar a quem tenha algo para me dar, a quem tenha muitos seguidores ou me dê dinheiro. Associem-se a pessoas que vocês gostam e que tenham ideias interessantes. A pessoas que vocês respeitem, que sigam, que vos inspirem. Essas são as melhores sinergias que podem criar. Ok, todos precisamos de dinheiro mas nem todas as ideias geram dinheiro. Muitas delas geram bons momentos e novas ideias que levam a outras coisas. Sinergias geram sinergias.

Porquê um podcast que, neste caso, se chamará bookcast? Porque a Paula gosta muito de ler e de contar histórias (podem ouvir as conversas incríveis que ela já teve com imensa gente aqui) mas não tem muito tempo para isso. Já eu, também não tenho muito tempo. Mas durmo pouco e leio muito. Pelo menos é isto que a Paula acha e eu não a quis contrariar.

Então, tivemos a ideia de contar as histórias dos livros que andamos a ler. Não as histórias dos livros mas as histórias que retirámos para nós. Ou seja, falar-vos das razões porque devem ler alguns livros e outras curiosidades afins. E a piada disto é que a Paula não se identifica com as coisas que eu gosto e eu muito menos com as dela: yoga, zen e coisas chatas ehehe. E ela achou que um livro sobre um lobisomem (Shiver!) era parvo e eu tive de lhe estar a explicar o quão intenso foi ler esse livro e a vontade que tenho de ler os outros dois (que acabei por ainda não comprar). Porque, afinal, ler sobre um lobisomem faz-nos ler sobre amor, é profundo e nem eu sabia (até o ter lido).

Um dos livros que efusivamente lhe mostrei foi o Morte Súbita de J.K.Rowling e ela perguntou: mas isso tem alguma coisa a ver lá com o mágico? [o mágico, vejam só!!!] E tive de lhe explicar que, para quem não gosta de Harry Potter, a Morte Súbita não tem nada, nada, nada que ver com esse universo. É uma sátira de costumes e a história sobre uma comunidade cheia de episódios hilariantes sobre a forma como o ser humano se comportam em sociedade. Ela torceu o nariz mas uns dias depois, lá estava ela a ler a Morte Súbita e – espantem-se – a adorar!!

E é isto que eu gosto: de falar sobre o que sinto com os livros e de vos ver a ficar com a pulga atrás da orelha. Haverá maior prazer do que sairmos da nossa vida e darmos por nós a viver tantas outras vidas através de um livro? 

Não falamos da Morte Súbita neste primeiro Bookcast mas temos uma conversa de 5 minutos (que acabei de perceber que afinal são 10. Devemos ter ficado excitadas demais durante a conversa) para vos inspirar a ler as nossas escolhas para o mês de Novembro.

O som não é o melhor mas, bem, foi o primeiro. Os próximos sairão melhor 🙂


NOTA: A Paula é radialista. Eu não. Por favor, não gozem muito com a minha voz de retardada ao lado da sua voz fantástica de mulher da rádio. Vou começar a praticar.

bottom of page