Buscar
  • Helena Magalhães

Guia para comprar livros com (bons) descontos


Uma das coisas que mais me perguntam – no que toca a livros – é onde é que encontro todos os achados de que vou falando: livros pouco conhecidos, antiguidades e bons descontos. E é óbvio que a resposta é muito simples – estar-se atento e ter-se muita paciência.

Tal como há promoções nas lojas de roupa – e em todas aquelas que nos mandam emails semanais a anunciar mil e uma promoções – também o há nas livrarias e nas grandes superfícies. Se subscrevem a newsletter dessas lojas, façam o mesmo nas outras.

Mas, pensando numa forma de tornar isto um guia, vou partilhar alguns dos meus hábitos e truques.

As grandes superfícies fazem bons descontos

Quando falamos em comprar livros, não se tem muito o hábito de o fazer em hipermercados. Mas, na verdade, eles vendem e fazem boas promoções. O Jumbo vai tendo ocasionalmente umas box com descontos e o Continente tem o Bazarão onde, todas as semanas, tem uma série de livros com 50% (e não são livros de que ninguém se lembra ou que não interessam, são mesmo para todos os gostos). A Fnac e a Bertrand fazem constantemente promoções online (com portes gratuitos). Na Fnac, o desconto é imediato mas na Bertrand costuma ser em cartão leitor.

Em todas as feiras encontram-se bons achados

Tudo o que sejam feiras de rua ou em segunda mão têm, invariavelmente, achados óptimos de livros antigos e raridades que alguém mandou fora, normalmente a preços simbólicos como dois euros. Tal como na roupa, o que é velho para uns é um achado para outros.


A não ser que estejam ansiosos por ler algo, não comprem em timing de novidade

Confesso que raramente compro livros mal acabam de sair – a não ser que seja algo que esteja muito ansiosa por ler (que óbvio que me vai acontecendo como, recentemente, com o Harry Potter). Compro tantos, mas tantos livros que se fosse a pagar, muitas vezes, o preço real, não tinha budget mensal para isto. O que eu tenho é uma lista do que vai saindo e quero ler e, quando apanhos as promoções online, compro. Normalmente, consegue-se um desconto entre três e quatro euros que, quando se compra três ou quatro livros, faz logo uma diferença enorme.

Não vão à procura de novidades nas Feiras

Nunca comprei uma novidade na Feira do Livro. As novidades estão em todo lado e podem comprar-se com descontos mais apetecíveis nas promoções online. O que realmente vale a pena procurar nas grandes feiras como a Feira do Livro são livros que não são conhecidos ou muito falados. Aqui é preciso ter paciência porque não podem simplesmente olhar para as prateleiras e pegar em coisas baratas ao calhas. Vão ter de se sentar, ler contracapas e procurar opiniões na internet (eu leio muito as do GoodReads). Este ano comprei 8 livros na Feira do Livro, todos eles de autores que nunca tinha ouvido falar (como Margaret Atwood) e que estavam a preços simbólicos como 3€.


Activem as newsletters de todos os sites e lojas

É basicamente pelas newsletters que vou estando atenta aos descontos da Fnac, da Bertrand, Wook, Note, Leya… Também costumo andar atenta ao Troca-se  e ao Book Crossing onde se pode fazer troca de livros.

Estejam atentos a dias específicos no calendário

Há muitas alturas em que os descontos são mais propícios, como o Dia Mundial do Livro a 23 de Abril (é só um exemplo, há muitas alturas em que surgem descontos: Black Friday, Natal, etc, etc). Nessa altura, ocorrem muitas acções em lojas e online onde se consegue bons descontos. Este ano, comprei imensos no Black Friday e no Dia Mundial do Livro.



E vão seguindo os meus posts de livros porque, normalmente, vou dando boas dicas de livros giros 😉

#Livros

© 2014-2019 Helena Magalhães. Todos os Direitos Reservados.