top of page
Buscar
  • Foto do escritorHelena Magalhães

Alimentação, ambiente e embalagens: Acham que são consumidores conscientes?


No mercado existem inúmeras opções de embalagens: vidro, plástico, metal, cartão… é importante perceber qual é a que melhor se adequa ao nosso produto (que estamos a comprar) e estilo de vida. Mas deixem-me contextualizar este tema. Esta não é a primeira vez que me estou a associar a uma causa em que acredito e sempre disse que queria utilizar este blogue para algo mais que faits divers (não que isso seja mau porque há espaço para tudo). Mas sempre quis usar a minha voz para falar mais alto de temas que me toquem, quer seja o feminismo, as relações, o empowerment e, claro está, a sustentabilidade (que tanto vou abordando pelas redes sociais).

E quis associar-me à Tetra Pak exactamente porque acredito que as mudanças na sociedade trazem consigo novas necessidades e cabe a nós – seres humanos que habitam este planeta – ter novas formas de pensar e, com isso, obrigar à mudança das grandes companhias que devem assumir uma responsabilidade mais ampla perante a sociedade e o ambiente. A nós – consumidores – cabe-nos o papel de sermos consumidores conscientes. E é isso que vos pergunto.


Vocês são consumidores conscientes?

O que vocês têm em conta quando compram um produto no supermercado? Que seja bom? Barato? Que tenha valores com os quais vocês se identificam? Que tenha poucos conservantes? Que seja de produção sustentável? Que se conserve de forma segura? E a embalagem têm em conta? Quando vão comprar, por exemplo um sumo, optam pela garrafa de plástico ou de cartão?

Nós, consumidores, queremos cada vez mais alimentos pouco (ou nada) processados que mantenham as propriedades nutritivas naturais. Lemos os livros Lagom, fazemos yoga de manhã, compramos vegetais orgânicos, corremos na praia, bebemos muita água… Mas depois compramos produtos em embalagens que não vão assegurar todos os requisitos saudáveis que queremos. E isto não faz sentido nenhum.

A Tetra Pak lançou uma campanha nacional que visa exactamente sensibilizar para a importância de sermos consumidores conscientes. Só para terem uma ideia, em Portugal, a primeira embalagem Tetra Pak certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council), que visa uma gestão responsável das florestas, foi introduzida no mercado em 2011. Mas hoje em dia já 100% das embalagens são certificadas. Tudo tem estado a evoluir de uma forma acelerada mas, na verdade, somos nós que temos de ter um papel activo porque somos nós que podemos mudar o mundo. Antigamente ninguém fazia reciclagem, lembram-se? Nem ninguém usava cinto de segurança. Mas foram todas as campanhas de sensibilização e fomos nós que ajudámos a mudar estas ideias preconcebidas que ainda prevaleciam.

Qual é a escolha mais consciente?

As embalagens de cartão protegem os nutrientes da luz e do ar e graças à embalagem assética, os produtos podem conservar-se durante meses à temperatura ambiente sem necessidade de conservantes. O cartão vai proteger o seu conteúdo da oxidação e degradação das vitaminas e minerais, uma vez que não entra ar nem luz no seu interior.

E fiquem a saber que a luz é das coisas que mais estraga os alimentos. Quando compram um sumo numa embalagem transparente e, por conseguirem ver o seu interior, acham que é mais seguro, é totalmente errado.

As embalagens de cartão da Tetra Pak, por exemplo, são recicláveis, são constituídas maioritariamente por uma matéria-prima renovável e o cartão é proveniente de florestas geridas de forma responsável. Há mil e uma mais valias em optarmos por adquirir produtos embalados em cartão.

Ah mas as tampas são de plástico... certo! Mas a Tetra Pak já tem disponível tampas feitas de plástico renovável (os chamados plásticos de origem vegetal), produzidas a partir de cana-de-açúcar em vez de petróleo. E a cana-de-açúcar é um recurso que volta a crescer e é, por isso, renovável. A ambição, agora, é aplicar estas tampas a todas as embalagens para que no futuro haja efectivamente uma diminuição do plástico de origem fóssil.

O ciclo de vida de uma embalagem de cartão para bebidas também é interessante. Quando as reciclamos (contentor amarelo, atenção), os três elementos que compõem esta embalagem (alumínio, plástico e cartão) são separados. O cartão é misturado em água para criar uma polpa que depois é transformada em novos produtos de papel como caixas de cereais, caixas de pizza ou papel de impressão. O alumínio e o plástico não são desperdiçados mas sim aproveitados para fazer outras coisas como vasos e canetas. Quando ajudamos o mundo a ser mais sustentável, o mundo funciona melhor.

Saberão os portugueses o que é melhor?

Fui para a rua fazer aos portugueses estas questões sobre as escolhas das embalagens. E tal como imaginava, os portugueses ainda não estão sensibilizados para estes temas. É aqui que todos nós temos que ter uma voz activa e tornarmo-nos consumidores conscientes. Se todos fizermos as nossas escolhas de forma consciente, garantindo sempre a protecção do produto e a preservação do ambiente, estamos a contribuir para um mundo melhor, mais equilibrado e justo com as gerações seguintes.

Ou seja: todos podemos ajudar a mudar o mundo.

Este é apenas o primeiro post de uma série que vou fazer em parceria com a Tetra Pak onde espero poder mostrar-vos algumas soluções de compras sustentáveis e sensibilizar-vos para se unirem a esta voz.

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 15.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none} p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 15.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none} span.s2 {font: 12.0px Arial; font-kerning: none} p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 15.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none} p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 15.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none} p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 15.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none} p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 15.0px Arial; -webkit-text-stroke: #000000} span.s1 {font-kerning: none}

Post escrito em parceria com Tetra Pak.

bottom of page