© 2014-2019 Helena Magalhães. Todos os Direitos Reservados.

Buscar
  • Helena Magalhães

Bolachas de natal


Eu sei que, para muita gente, isto não tem interesse nenhum. Não estou a celebrar nenhum feito, é verdade. Mas quem me conhece sabe a pouca paciência que tenho para cozinhar. Simplesmente não gosto e (ainda) recorro à minha mãe. Oh meu Deus, que vergonha poderão pensar. Mas para mim não é vergonha nenhuma – babo-me por tudo o que ela faz e poupo tempo na cozinha. Eu simplesmente não sou daquelas pessoas de fazer, por exemplo, pequenos-almoços de revista, cheios de panquecas e iogurtes saudáveis – sou mesmo muito simples e tradicional: torradas, iogurte e chá.

Então, quando meti na cabeça que ia fazer bolachas de natal, quis que fossem perfeitas e coloquei esse desafio a mim mesma. Corri tudo à procura de formas. Fui ao IKEA, fui a vários hipermercados e, ou estavam esgotadas, ou simplesmente não havia. Encontrei daqueles kits de uma forma com vários tamanhos – mas porque razão eu iria querer fazer bolachas de corações de vários tamanhos? Enfim, lá encontrei uma série de formas no Jumbo e depois difícil foi escolher porque a secção de cozinha é de morrer e (quase) ter vontade de cozinhar – yey!

Fiz um primeiro teste no fim-de-semana (para quando as repetir amanhã a coisa proporcionar-se decentemente) e decidi fazer bolachas de manteiga por ser o mais simples, rápido e seguro de correr bem. Quando mudar de casa, uma das coisas em que vou investir será sem dúvida numa Bimby ou numa Yammi – para minha sanidade mental.

Ingredientes que usei: Farinha sem fermento, 500g; Manteiga sem sal, 200g; Açúcar, 200g; 2 ovos.

Passo 1: Coloquei a manteiga numa tigela e parti em bocadinhos para ser mais fácil bater.



Passo 2: juntei o açúcar e comecei a bater com a batedeira.


Passo 3: Acrescentei os ovos, sempre a bater, até ficar tudo uma mistura cremosa.


Passo 4: Juntei a farinha e amassei até ficar uma massa sólida. Comecei, então, a colocar na forma vermelha que faz uns bonecos grandes (só mais tarde percebi que esta forma era para creme líquido mas decidi continuar a fazer).


Passo 5: Com a massa que sobrou, comecei a amassar com o rolo até ter alguma altura e fiz então, com as formas, os vários formatos que quis e fui colocando num tabuleiro (não untei com manteiga porque usei uma película própria que evita que os bolos se colem).



Passo 6: Coloquei tudo no forno a 220º e deixei ficar uns 20 minutos até ficarem douradas.




No fim, pode-se por açúcar, pintar com corantes ou com glacê mas eu preferi mesmo a forma mais simples: bolachas de manteiga, ponto. Deixei resfriar ao ambiente e, à hora do lanche, estavam óptimas 🙂


#LOVEampLIFE