top of page
Buscar
  • Foto do escritorHelena Magalhães

Porque tomo suplementos (a minha experiência pessoal)


Já li (e eu própria já escrevi) tanto sobre suplementos – os prós, os contras, tomar, não tomar, fazem bem, não fazem bem – que este é um tema bastante complexo e sobre o qual vou escrever a título pessoal (e sem qualquer base científica ou explicações de profissionais), apenas para ajudar e passar uma experiência positiva para quem tem dúvidas, quem quer começar, quem tem medo… eu entendo, também já passei por isso.


O corpo dá sinais… sempre!

Há uns três meses, comecei a sentir-me cansada (mas um cansaço fora do normal), uma fraqueza, uma sensação de me arrastar pelos dias sem retirar nada deles. Por vezes sentia que já acordava cansada e, de forma geral, tinha um mal estar que nem sabia explicar bem o que me estava a incomodar. Durante um tempo, culpei o calor. Mas porque tenho um problema de tiróide e estou sempre atenta a qualquer sinal, decidi fazer análises antes da data prevista. Vai-se a ver e estava com uma carência extrema de ferro, ácido fólico e vitamina B12 que já explicavam, então, estas sensações diárias de fraqueza que não estavam relacionadas nem com o calor nem com a tiróide. E descobri igualmente que o meu corpo faz uma má absorção dos nutrientes pelos alimentos, daí estas carências de vitaminas com picos extremos que nem sabia que podia ter. 

Já tomo suplementos há anos e já tomei para várias coisas. Nos meus picos de acne, tomei várias vezes suplementos de zinco para a pele e, tal como já escrevi aqui, uma das coisas que o hipotiroidismo mais me afectou foi o cabelo e também tomo mais ou menos regularmente suplementos capilares. Como sou muito pálida, no verão costumo também tomar suplementos para proteger a pele do sol. Explicando de forma muito sucinta (para não ser muito chata neste assunto que me fascina), os suplementos são uma série de vitaminas, minerais, aminoácidos, entre outros, que fornecem os nutrientes que possam não estar a ser ingeridos em quantidade suficiente pelo organismo. E embora os suplementos de beleza possam ser vistos como algo fútil ou parvo de se levar a sério, muitas das carências do corpo podem ter efeitos externos (na pele e no cabelo, como é o meu caso).

Os suplementos que estou a tomar agora

Neste exato momento, estou no fim dos suplementos que fiz durante os últimos dois meses para as carências com que estava (esta fotografia foi tirada a meio de Agosto quando estava em Amarante e tive de levar todo o meu kit de farmácia atrás e, embora aqui só apareçam dois, andava a tomar quatro). Como este ano não fiz um suplemento de sol porque já estava a tomar todas estas coisas, optei por complementar com o Ever-Fit Plus Protetor de Células (tomei só a caixa de um mês mas há para três meses) formulado para o bem-estar e equilíbrio do corpo e da pele. A nível de ingredientes contém vitaminas C e E que protegem as células contra oxidações indesejáveis e é um bom suplemento para qualquer mulher que quer proteger o seu corpo da poluição, do stress e contribui também para reduzir o cansaço e a fadiga. Claro que isto também significa que este ano andei a fugir muito do sol (porque estava com a pele muito fragilizada devido às carências que o meu corpo tinha; havia dias que estava macilenta e com aspecto de não ter dormido) e, no fim deste mês, e quando já tiver terminado todos estes suplementos alimentares que tive de tomar em SOS, vou tomar Ever-Fit Skin Regen que actua especificamente nas manchas e rugas. Basicamente é um suplemento que regenera e funciona muito bem no pós-verão – principalmente para quem apanhou muito sol.

Claro que não basta só tomar suplementos à maluca e achar que está tudo ok. É preciso tratar do corpo como um todo. E, acima de tudo, queria reforçar algumas ideias que estou sempre a passar a toda a gente:

  1. Procurem aconselhamento médico ou farmacêutico antes de quererem tomar qualquer suplemento para o que quer que seja (eu falo constantemente com o meu homeopata sobre tudo o que quero tomar); 

  2. Escolham marcas conhecidas ou comprem em lojas credenciadas e farmácias; 

  3. E tenham cuidado com as doses excessivas ou a mistura de suplementos.

O nosso corpo dá-nos sempre sinal quando algo não está bem. Estejam atentos à forma como o vosso comunica convosco. Se tiverem dúvidas ou quiserem saber alguma informação mais particular sobre este tema dos suplementos alimentares, mandem-me mensagem. Como sempre, gosto muito de falar e trocar impressões com toda a gente 🙂

FYI: A gama Ever-Fit são suplementos alimentares e não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado nem de um estilo de vida saudável. O efeito benéfico é obtido com a toma diária de 1 cápsula no caso de Ever-Fit Stress Regen e Ever-Fit Skin Regen, 2 cápsulas no caso de Ever-Fit Cardio Regen ou de 1 comprimido no caso de Ever-Fit Plus. Não deve ser excedida a toma diária recomendada. Não é aconselhada a utilização em caso de alergia a um ou mais dos ingredientes. A toma não dispensa a consulta do seu médico ou farmacêutico. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Para mais informações, consultar a rotulagem e as instruções de utilização. Post escrito em parceria com a Ever-Fit mas totalmente pessoal e com base na minha própria experiência.

bottom of page