top of page
Buscar
  • Foto do escritorHelena Magalhães

Treasures


Às vezes perguntam-me o que é que eu gosto. E eu digo livros e as pessoas torcem o nariz. Não se oferece livros a ninguém, dizem-me. E eu não entendo porquê mas lá aceno com a cabeça que sim. Por isso, passo a reformular a minha resposta. Ofereçam-me livros – primeiras edições e/ou edições especiais, hardcovers e edições vintage. Porque, de facto, é isso que eu gosto.


Transferindo esta minha paixão por pequenos tesouros, adoro, adoro, adoro edições antigas de produtos de beleza. Estas três dizem respeito, respectivamente, ao primeiro protector solar Ambre Solaire de Garnier criado em 1935 neste pequeno boião, à fórmula original do Huile Prodigieuse de Nuxe e ao eterno Chanel nº 5 eternizado por Marilyn Monroe em 1955.


Esta versão de Anna Karenina é das antigas publicações Europa-America dos anos 50 que, na altura, foi dividido em dois volumes e os quais já devo ter lido duas vezes. Porque, para mim, livros não são pontuais. Claro que há muitos que leio, fecho e já não quero mais olhar para eles, ofereço a outras pessoas ou troco por outros. Mas há muitos livros que já fazem parte da minha biblioteca pessoal e que, volta e meia, gosto de lá ir outra vez. Porque não lemos um livro da mesma forma. De cada vez que o lemos, a nossa mente experiencia a leitura e revisita aquele cenário de forma diferente. E, gosto de dizer, que os livros proporcionam-nos sensações distintas de cada vez que os lemos. Daí que os podemos ler 10 ou 20 vezes na vida.

Quais são os vossos tesouros? E que livros já revisitaram ou pensam revisitar novamente?

bottom of page