Este está a ser o meu primeiro natal nesta casa. Ou seja, foi a primeira vez que me foquei na escolha e compra de decorações tendo a perfeita noção que a minha sala é pequena e tudo o que fosse demasiado espalhafatoso iria tornar o espaço ainda mais pequeno. Há uma coisa que nunca me sai da memória nesta altura do ano: ter ido a casa de uma colega na época de natal e a sala dela parecer o circo porque tinha tanta, tanta, tanta bugiganga que chegava a ser claustrofóbico. E eu sei que o espírito do natal nos deixa malucos mas há que ter moderação.
Uma das coisas que disse logo desde início foi que não queria uma árvore. Porque a minha sala já está cheia de plantas – como podem ver aqui – e uma árvore iria tornar isto uma selva. Mas tive de ouvir a minha mãe a repetir a lengalenga da árvore ser obrigatória e que isso me iria trazer más energias. Acabei por ceder mas qb: comprei uma árvore pequena meramente simbólica mas abdiquei de todas as fitas e luzinhas demasiado chamativas (aos gatos, claro).
Decorações de Natal Vs gatos
Toda a gente sabe que as decorações perdem sempre. Porque os gatos ganham. Nos outros anos em casa dos meus pais aconteceram várias situações: no primeiro ano, o Eddy teve medo da árvore de natal e já só no fim do ano é que se habituou. A Tita, por seu lado, subia à árvore atrás das luzinhas. No ano passado, o Eddy já fez amizade com a árvore mas também com as fitas e apanhámos um susto porque ele comeu algumas. Pelo bem da minha sanidade (e da minha carteira no veterinário) decidi colocar as fitas de lado. E para isso trouxe uma árvore que já vem com um efeito de neve que acaba por criar um efeito visual. Pessoalmente, nem sinto falta de fitas.
Decidi também colocar estrelas e bolas grandes sem qualquer risco de acidentes. Assim, mesmo que eles as puxem e brinquem com elas não há o perigo de as comerem. Gatos felizes e dona feliz. E em segurança.
Escolham apenas uma zona da sala para decorar
Salas pequenas não podem estar cheias de decorações espalhadas por todo o lado. É bonito, claro que sim, e nas salas dos filmes fica sempre mágico. Mas num espaço pequeno vai torná-lo ainda mais apertado. Por isso, decidi colocar as decorações apenas na zona em frente ao sofá. Escolhi uma espécie de grinalda de azevinho para a última prateleira e apenas umas decorações para pendurar por cima da televisão.
E só para criar um espírito mais natalício, comprei pequenos pais-natal para colocar numa das prateleiras. E, claro, um globo porque é a minha coisa favorita. Este dá música. E não podia faltar uma coroa para colocar na porta de casa.
Claro que gostava de ter uma sala grande e poder ter uma árvore a sério, coroas de fitas nas paredes, luzinhas e tudo o mais. Mas tenho dois gatos que não podem ficar demasiado excitados.
Todas estas decorações são do Jumbo e há mil e uma coisas: árvores de vários tamanhos, fitas de mil e uma cores e feitios, estrelas, bolas, anjos, velas, luzes, acessórios (podem ver tudo aqui) e um número infinito de decorações que apetece comprar. Eu fiquei-me por estas. Queria mais mas tive de me controlar 🙂
Artigo exclusivo para Auchan.
Comentários